domingo, 12 de janeiro de 2014

Akron/Family - "Akron/Family"

Artista: Akron/Family
Álbum: Akron/Family
Ano: 2005
ProdutorMichael Gira
Parece com: Fleet Foxes; Balmorhea; Do Make Say Think; Bill Callahan


Comentários:
Isso já faz algum tempo, mas me recordo da ocasião com uma rara nitidez. Acordei, sem sono nem disposição, num desses domingos abafados do verão brasiliense e, conduzida pelo hábito à frente do computador, pus-me a escutar alguma coisa dos Akron/Family, banda de que nunca ouvira falar, mas que por algum motivo jazia nos meus arquivos. Já na primeira faixa do álbum autointitulado, pimba!, fui fisgada.
Talvez esse seja o disco ao qual eu recorra com mais frequência nos momentos em que preciso me sentir distante da correria do mundo e livre da rotina de casa. É ele que me afasta do ruído dos automóveis lá embaixo, e também da voz fraterna contígua relatando a roupa caída do varal, o almoço sem sal, a toalha úmida em cima da cama.
Sim, o álbum tem um inequívoco matiz introspectivo, o que fica claro não só pelos arranjos, mas também pelas palavras, que merecem igual atenção. No mais, o intuito de classificá-lo em um gênero, a fim de situar o leitor, levou-me à remissão ao lo-fi e ao folk, mas não posso deixar de lembrar que, aqui, estão quase sempre presentes as experimentações e os improvisos.
Embora cada faixa tenha o seu charme particular, a análise do álbum como um todo me traz a impressão de que, da primeira à quinta faixa, opera-se uma lenta e gradativa tarefa de tornar o ouvinte mais leve, quiçá renovado. Ao chegar à sexta canção, Running, Returning, alcança-se enfim o ápice da obra, que me faz irremediavelmente invadida por uma sensação de libertação genuína - por isso, recomendo-a sem pestanejar aos afeitos a corridas ou pedaladas. Daí pra frente, o ouvinte é reconduzido, dessa vez já em um estado de espírito inteiramente distinto, a um segundo momento de renovação - diverso, pois, daquele produzido pelas faixas introdutórias. Finda a experiência, é como se fosse apertado o botão de reset.
Tenta essas: Pra começar, recomendo a já supracitada Running, Returning, e também Before and AgainLumenAfford.



0 comentários:

Enviar um comentário